quarta-feira, 19 de março de 2014

Projeto - Sustentabilidade caminha a passos mais lentos!

O projeto de sustentabilidade é um sonho! Um sonho que não contagia os pares acaba se perdendo e comprometendo a continuidade ou no mínimo a velocidade do processo.

O projeto de Responsabilidade Social e Sustentabilidade foi implementado em alguns vetores:
  • Recolhimento de Óleo Usado;
  • Ponto de coleta de Pilhas Usadas;
  • Substituição de Sacolas Plásticas por Retornáveis;
  • Processamento de matéria orgânica para produção de adubo;
O supermercado é com toda certeza um ponto de concentração de pessoas e consumo. É importante que inseridos neste contexto social exista compromisso com a continuidade da sociedade em qualidade de vida e, sobretudo sustentabilidade. 

O projeto de Óleo Usado que era destinado 100% a produção de sabão para apoio a D. Maria do Sopão, que exercia atividade voluntária e ativa alimentando pessoas carentes todos os dias. Agora, com a atitude da Energisa (Cia de Energia Elétrica que atende a região de Ubá) que passou a recolher o óleo usado com objetivo de produção de Óleo Combustível, trocamos a produção de sabão e em contra-partida com o valor recebido encaminhamos comida. O projeto continua funcionando! Com isto reduzimos a poluição do Rio Ubá com a contaminação de Óleo que antes ia pelo ralo. O projeto recolhe 100 litros mês aproximadamente.

O projeto de Pilhas Usadas é um tanto mais complicado, pois ser ponto de coleta gera obrigações, responsabilidades e riscos ambientais. Quando falamos de riscos ambientais é que normalmente as instituições estão mais preparadas para punir que orientar. Mas é uma atividade que estamos caminhando para concluir o primeiro CICLO, enviar a destinação correta ao material recebido. Pela quantidade de pilhas vendidas acreditamos que estamos ainda com receptividade pequena, mas a atitude de ser sustentável tem a preocupação da atitude nem sempre dos resultados. Com quase dois anos de Ponto de Coleta chegamos a 380 kg de pilhas recolhidas que serão encaminhadas para reciclagem.


O projeto de substituição de sacolas plásticas que iniciou forte e obrigatório em algumas regiões do país foi perdendo força em função da resistência social. O cliente tem razão e não quer ser prejudicado ou pagar mais caro. Mas de forma voluntária, trabalhando os funcionários de maior contato com o cliente, propondo caixa de papelão, propondo a compra da Sacola Retornável já reduzimos em mais de 40% a compra de sacola plástica. Um efeito aparentemente pequeno, mas de convencimento continuado e assim vai amadurecendo e se multiplicando. Trabalho de formiguinha que precisa ser fortalecido por mais campanhas.


O projeto de Compostagem de Material Orgânico tem sido o nosso grande projeto, com aproximadamente 5000 kg por mês. Ao longo deste período de quase dois anos, foram 93 mil quilos de material orgânico produzido pelo Supermercado que em lugar de irem para o LIXÃO viraram ADUBO ORGÂNICO. Neste mesmo período, a colheita de quase 40 mil plantas colhidas em condições orgânicas, sem agrotóxico e complemento químico para auxiliar na produção.

Embora os resultados já sejam visíveis, vale o registro da atitude pioneira, voluntária de tratar de forma responsável. Vale o registro de que esta atitude elogiada por todos, vem com críticas veladas em função de estar gastando dinheiro, tempo e energia sem retorno financeiro. Críticas relativas a atitude de manusear material até então visto como LIXO, sujo e assim não compatível com a condição social e que em casa se gera tanta dificuldade.

Este relato é para registrar o FIM da Horta Orgânica e Compostagem que será interrompido por tempo indeterminado ou até que seja obrigatório, na condição de voluntário a resistência interna e custos financeiros / energia comprometerem a continuidade do projeto. Os outros projetos ainda continuam!

Parte de cima a estufa e a lateral com irregação aérea
Parte de baixo canteiro com irrigação solo, onde estava projetada a NOVA estuva
No canto lateral direito detalhe de ADUBO ORGÂNICO produzido por compostagem (5 000 kg de material orgânico)